terça-feira, 3 de novembro de 2015

015 - Se Você Está em Busca de Problemas, Veio ao Lugar Certo!

Olá, amadjeenh@s de Tom!
Sejam muito bem-vind@s! Hoje é mais uma terça-feira - dia, como sempre, de uma postagem nova na minha, na sua, na nossa Filmoteca!
Eu reconheço: criei a Filmoteca já pensando no dia em que falaria DELA, pelo simples fato de curtir demais a energia que ela emana! E me arrisco a dizer que A HORA CHEGOU! (risadas fantasmagóricas)
No Brasil, por mais que alguns estrangeirismos tentem adentrar nossa cultura, não celebramos o tal halloween. Mas logo ontem, segundo dia de novembro, foi Dia de Finados, que é relativamente próximo - portanto, uma boa época para se falar dela.
Então, comecemos logo os trabalhos de hoje, antes que fique muito escuro!

Fonte da imagem: http://poseseneuroses.com.br/

Título: Elvira, a Rainha das Trevas
Título Original: Elvira: Mistress of the Dark
Distribuição: New World Pictures
Produtora: NBC Productions, New World Pictures, Panacea Entertainment e Queen 'B' Productions
Data de lançamento: 30/09/1988
Direção: James Signorelli
Produção: Eric Gardner e Mark Pierson
Roteiro: Cassandra Peterson, John Paragon e Sam Egan
Elenco: Cassandra Peterson (Elvira, Morgana Talbot)
William Morgan Sheppard (Vincent Talbot)
Daniel Greene (Bob Redding)
Susan Kellermann (Patty)
Edie McClurg (Chastity Pariah)
Robert Benedetti (Calvin Cobb)
Kurt Fuller (Sr. Glotter)
Jeff Conaway (Travis)
Ellen Dunning (Robin Meeker)
William Duell (Lesley Meeker)
Pat Crawford Brown (Sra. Meeker)
Ira Heiden (Bo)
Tress MacNeille (âncora de telejornal, voz de Morgana Talbot)
Fonte da imagem: http://cinema.theiapolis.com/
Elvira é um personagem icônico. Junto a tantos outros, como James Bond, o Doutor, os Peanuts, Garfield, Freddy Krueger, Papai Noel, Jason e até mesmo Bridget Jones, lá está ela no imaginário coletivo. Sua peruca cor de azeviche cresce num formato de colméia (deve ter sido a inspiração maior da Amy Winehouse), e então, cai como um véu até sua cintura. Seus olhos estão cheios de uma maquiagem tão pesada que é impossível não se perguntar como ela consegue piscar. E seu vestido preto mais justo que a Justiça fariam Cher se corroer de inveja e Frederick's of Hollywood corar de vergonha. Com fendas que vão até as coxas e com um decote que vai até o umbigo, ele é projetado para expor os comic props que mais orgulham Elvira: um par de peitos que desafia a gravidade à Dolly Parton.
Fonte da imagem: http://giphy.com/

Corre, que você está atrasada, mulher!
Elvira (nome real: Cassandra Peterson), a bruxa sexy e bem-humorada, não é o que uma pessoa poderia chamar de um personagem com classe, mas ela é um sucesso. Iniciando como uma apresentadora de filmes de terror daqueles bem Z B em Los Angeles, logo espalhou sua imagem vulgar-cômica pelos Estados Unidos em vídeo e pela televisão. O próximo passo mais lógico? Invadir as telas do cinema, oxente! E em grande estilo, como vocês podem ver acima!
Fonte da imagem: http://giphy.com/
O filme conta a história de Elvira (com um título destes, de quem mais seria, né?), uma apresentadora de filmes de horror em um canal a cabo pequeno que sonha em ter seu próprio show em algum cassino de Las Vegas. Eventualmente, ela é sumariamente demitida quando o novo dono do canal lança muito mais que um olhar curioso sobre os dois maiores patrimônios de nossa heroína. Bastou um tapa e lá está Elvira na rua da amargura, até que um advogado da família aparece anunciando o falecimento de Morgana Talbot, uma tia-avó desconhecida, e a convocando para a leitura do testamento. Se segure, meio-oeste estadunidense, vocês ainda não viram nada!!!
Fonte da imagem: http://giphy.com/
Então, após um longo sonho envolvendo todas as benesses que ela está às vias de ganhar (que nem aqueles programas de perguntas e respostas bem bregas engraçados), Elvira põe o pé na estrada e logo chega ao mundinho ultraconservador de Fallwell, no estado de Massachusetts (se alguém disser que é o set dA Caldeira do Diabo, eu não me surpreenderei). Mas ao invés de riquezas, luxo e poder, Elvira só herda um casarão velho e decrépito (que parece muito com o Motel Bates ou mesmo com a casa dOs Monstros), um livro de receitas xexelento que a Namaria provavelmente não aprovaria e um poodle bonitinho. Como raios ela vai financiar seu show em Vegas (um sonho que vem com uma etiqueta de preço custando cinquenta mil Obamas Reagans) com isso?
Fonte da imagem: http://giphy.com/

Minha tia MÓH-RRÉL, e eu não ganhei NADA, caracas!!!
Como sempre nos é ensinado que quando a vida nos dá peit... digo, LIMÕES, devemos fazer uma limonada, Elvira vai à luta: tenta reformar o casarão para vendê-lo, trata de fazer negócio com o tio-avô Vincent (que está louco para conseguir o tal livro de receitas), faz uma transformação gótica-punk no auau e ainda faz suas investidas em Bob, o dono do cinema local (despertando os ciúmes de Patty, a peituda dona do boliche local). Enquanto isso, o grupo dos puritanos, liderados por Chastity Pariah, tentam fazer com que Elvira vá embora, mas os reprimidos adolescentes da cidadela amam tanto nossa heroína que eles se voluntariam e a ajudam a reformar sua casa.
Fonte da imagem: http://giphy.com/
Obviamente, nem tudo o que chegou às mãos de nossa heroína é o que parece. O livro parece preparar receitas que tendem a "pular" da panela em você - ou a "animar" um piquenique. O cão é bem mais esperto que noventa por cento dos humanos de Fallwell (ou mesmo do filme), e tem um hábito e sumir com o livro sempre que o tio Talbot aparece tentando comprá-lo. Por que o tio quer tanto este livro de receitas? Por que a puritana população da cidadela está tão chocada com o senso estético de Elvira? Como estes peitões conseguem se manter dentro daquele vestido? E o que raios o Paco Queruak, O Exterminador de Aço, faz neste filme? Bem, tenham paciência, crionças - tudo será revelado (se vocês virem o filme, obviamente).
Fonte da imagem: http://www.cultreviews.com/

E a Namaria disse que cozinhar era fácil!...
Elvira, a Rainha das Trevas é um pedaço enorme do bolo oitentista chamado "terrir brega": é um filme colorido, de ritmo ágil, com humor pubescente e a câmera exatamente onde se supõe que deva estar: em closes dos peitos e da bunda (e nos peitos, de novo!) de Elvira. Não é sutil, não é sofisticado, mas se você consegue conviver com isso, terá uma maravilhosa hora e meia de risadas. O único porém é que o filme foi lançado cedo demais para se beneficiar da segunda onda de filmes em 3D que viria alguns anos depois - está seria REALMENTE uma experiência de "encher os olhos".
Fonte da imagem: http://giphy.com/

Já pensaram isso em 3D?
Elvira carrega o filme nas costas, suas frases de efeito são tão sagazes quanto de baixo calão duplo sentido, e sua linha de humor é estranhamente contagiante- ela é espertamente inocente, movida a sexo sem ser quenga fácil (Deus, será que soei machista, agora? Espero que não!) - e, francamente, um visual como o dela não desfavorece em nada! Eu, pessoalmente, a adoro!
Fonte da imagem: http://picslist.com/
Os coadjuvantes oferecem graus variados de qualidade - há desde Edie McClurg, deliciosamente engraçada como a carola Chastity Pariah, até Daniel Greene - sim, o Paco Queruak -, inexplicável no papel de mané rapaz dono de sala de cinema manso e cordato, e claramente elencado apenas pelos músculos e pelos belos olhos claros. William Morgan Sheppard está num nível intermediário: ele torna Vincent Talbot hilário por justamente não tentar sê-lo (o contraste da atuação dele com o resto do elenco cria o clima necessário). O final do filme envolve um dos números mais obscenos intrigantes que você verá em sua vida. Eu não me apaixonei por TUDO o que foi apresentado neste número, mas este finale vale demais a pena ver. Sério, NÃO DESISTAM DO FILME, ASSISTAM ATÉ O FIM!
Fonte da imagem: http://giphy.com/

Só pra mostrar que mulheres são ótimas em multi-tarefas
Curiosidade: Hillary Swank fez teste para Elvira, a Rainha das Trevas e não passou - mas se tornou amiga de Cassandra Peterson. Avance alguns anos, e vejam Hillary com dois Oscar's na estante da sala. Peterson também rejeitou Brad Pitt para um dos papéis porque ela o achou bonito demais para o filme (e não é que ele é, mesmo?). Bem, nem precisamos discutir onde ele chegou, né? Agora, os atores que passaram nos testes... Que coisa, não?
Fonte da imagem: http://moviesdvdnewreleases.com/

E aí, au-au, que tal a gente pintar essa sala de preto e colocar cortinas roxas?
Fonte da imagem: http://picslist.com/
Elvira, a Rainha das Trevas, como veículo para a personagem, entrega exatamente o que oferece: roupas reveladoras, piadas sobre peitos, trocadilhos sexuais e mais piadas sobre peitos. No meio de tudo isso, alguma referência a filmes de terror e a sucessos de bilheteria da época (não percam a referência a Rambo) - e mais piadas sobre peitos para fazer a cobertura do bolo. Se você curte aquelas comédias de horror bem trash dos anos 1980, com certeza se deliciará com esta obra, porque nada grita mais "80's" nem "podrão" que isso! Assistir Elvira, a Rainha das Trevas me traz várias informações novas que eu não consegui enxergar em alguma vez anterior - especialmente quando eu assisti sendo uma criança pequena.
Fonte da imagem: http://www.cultreviews.com/

Alguém tem fogo?
Fonte da imagem: http://juntajuleil.blogspot.com.br/
O roteiro escrito por Sam Egan, John Paragon e pela senhorita Peterson (Mezzo-pastiche de filmes de horror, mezzo-sátira de cidades pequenas, serpenteia como se o visual de halloween de Elvira e arsenal infinito de piadas de duplo sentido fossem o bastaste para carregar o filme - quem diria, consegue, sim!) foi inteligentíssimo em colocar piadas para todo o tipo de público, pois hoje eu entendo os motivos das gargalhadas de dona Sassá, e não entendo como eu ria tanto do que eu costumava rir. Mas independentemente da idade, um mistério permaneceu inalterado - todas as vezes, eu me pergunto: como alguém consegue girar duas borlas em direções contrárias ao mesmo tempo?
Fonte da imagem: http://portugese.fansshare.com

Sensualizando com gelo seco!
Oh, bem, creio que isso seja um entretenimento familiar bem inofensivo e limpo. Só não espero estar condenado ao inferno por dizer isso!
"Unpleasant dreams!"

The Stinkers Bad Movie Awards 1988:
Pior Filme (Eric Gardner e Mark Pierson) - Coitados: Jon Peters, Neil Canton e Peter Guber, por "Clube dos Pilantras 2"
Golden Raspberry Awards 1989:
Pior Atriz (Cassandra Peterson) - Coitada: Liza Minnelli, por "Arthur, o Milionário Arruinado" e por "Um Tira de Aluguel".
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films 1990:
Melhor Atriz (Cassandra Peterson) - Vencedora: Catherine Hicks, por "Brinquedo Assassino"
Fantasporto 1990:
Melhor Filme (James Signorelli) - Vencedor: Mike Hodges, por "Black Rainbow"

VEJAM TAMBÉM!
Biblioteca

"Manual do Arquiteto Descalço"
(técnico)
Johan Van Lengen
Discoteca

"Escuta"
(single)
Millane Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário