terça-feira, 10 de novembro de 2015

016 - Amigo Velho, Eu Queria Falar...

Olá, crionçada!
Tudo bem com vocês? Espero que sim! Por aqui, tudo (quase) tranquilo! Ontem, eu resolvi buscar um clima mais praiano na Discoteca, e a praia resolveu se esticar até a Filmoteca, também!
Mas nada tão tranquilo quanto a obra de Bernardo John. Nem sempre as praias nos trazem a tranquilidade que esperamos... e a obra de hoje reflete bem isso.
E então, pront@s para mergulh... digo, iniciar os trabalhos desta semana?

Fonte da imagem: http://filmow.com/

Título: O Melhor Amigo
Distribuição: Deberton Entretenimento
Produtora: Deberton Entretenimento
Data de lançamento: 13/09/2013
Direção: Allan Deberton
Produção: Allan Deberton
Roteiro: Allan Deberton
Elenco: Jesuíta Barbosa (Lucas)
Victor Sousa (Felipe)
Marta Aurélia (Tânia)
Glauco Lucena (Garçom)
Imaculada Gadelha (Dançarina)
Tiago Souza (Dançarino)
Amor na adolescência é algo trucoso. Complicado, eu diria, bem mais que em qualquer outra idade. Se o sentimento não for recíproco... Gente, que dor! Se for aquele amor platônico, que gera aquela ansiedade de ver, mas nenhuma coragem de revelar... Quem nunca se apaixonou pel@ professor@? Ou por algum@ colega de trabalho? Imagine, então, como deve ser ainda mais dolorido se você for um gay apaixonado por um cara hetero, ou uma menina lésbica encantada por aquela mina hetero (perdoem o pleonasmo, fiquei sem sinônimos). Complicado, né? E nada difícil de acontecer. É deste ponto crucial do crescimento sentimental humano que trata O Melhor Amigo.
Fonte da imagem: http://www.popnasty.com.br/

Bronzeando os corpitchos!
É sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir à praia e já planejam o que fazer na segunda-feira. Sem, óbvio, esquecer de curtir o momento presente: paquerar as meninas na praia, uma cervejinha num bar, quem sabe uma ficada no banheiro com uma mulher mais velha. Mas, no fundo, Lucas queria aproveitar o tempo com Felipe de outro modo. Mas falta-lhe a coragem de se expor...
Allan Deberton criou um conto crível e atemporal. Lucas e Felipe podem estar em qualquer lugar, a executar qualquer atividade outra que tomando cerveja num bar à beira-mar. O uso que ele faz dos planos na praia oferecem uma amplidão que parecem mais oprimir os sentimentos que expandir os horizontes, como que dizendo a Lucas "este mundão todo para explorar, mas seu coração está preso aqui, rapaz". É meio triste, mas O Melhor Amigo não está aí para ser um filme bonit(inh)o.
Fonte da imagem: http://www.deberton.com/

Um filminho com brigadeiro de panela... hmmmmmm...
Victor Souza não parece ter grandes desafios em criar seu Felipe - é o garoto meio irresponsável e festeiro, com aquele sentimento de invencibilidade que é característico da maioria dos adolescentes de classe média alta que estão saindo do colégio e já parecem ter a vida encaminhada. Podemos encontrar vários Felipes em qualquer local, sem muito esforço - parece até ser o próprio Victor. Marta Aurélia age voluptuosamente, como se espera de uma "loba" atrás de sua "presa".
Em sua estréia cinematográfica (embora "Praia do Futuro" tenha sido filmado antes deste curta), Jesuíta Barbosa deu mostras de que viria a se tornar uma das promessas da nova geração de atores - embora talvez nem ele mesmo esperasse que a "promessa" se realizaria tão rapidamente, se tornando um nome conhecido nacionalmente e já com um currículo invejavelmente cheio de produções em cinema e televisão em menos de dois anos. Em meros dezessete minutos de projeção, seu Lucas mostra toda a dúvida que lhe corrói o coração sobre se abrir com o objeto de seu afeto, os ciúmes de vê-lo se aventurar com outros alguéns, o medo que deve percorrer tod@ garot@ que passa pela sua situação: "e se...?".
Fonte da imagem: http://www.papodecinema.com.br/

Ai, Blau-Blau, ele não me quer...
O Melhor Amigo é válido como modo de mostrar a muitas pessoas que não estão sós nesta situação. Nada é o fim do mundo, por mais que aparente. Cinematograficamente, por ser o ponto de partida de Barbosa para coisas maiores. Lucas parece ter servido de ponto de partida para a composição do Soldado Fininha de "Tatuagem", e mostrou que tant@s no ofício podem começar regulares e se tornarem grandes, muit@s podem começar bons e perder a qualidade com o tempo, mas são rar@s @s que começam mostrando excelência e seguem firmes no "pico do jogo" - Jesuíta é destes.

Cine Ceará 2013:
Melhor Curta-Metragem (Allan Deberton e Deberton Entretenimento)
Festival Internacional de Cinema da Fronteira 2013:
Melhor Ator (Jesuíta Barbosa)
Curta Neblina - Festival Latino-Americano de Cinema 2013:
Melhor Ator (Jesuíta Barbosa)
Curta Taquary 2013:
Troféu Asa Branca de Incentivo ao Audiovisual (Allan Deberton)
Mostra Nacional de Cinema e Video dos Sertões 2013:
Melhor Fotografia (Antonio Luiz Mendes)
Melhor Ator (Jesuíta Barbosa)
Melhor Diretor (Allan Deberton)
For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual 2013:
Melhor Ator (Jesuíta Barbosa)
Melhor Produção Cearense (Allan Deberton)
RECIFEST – Festival de Cinema da Diversidade Sexual 2013:
Melhor Filme - Júri Oficial (Allan Deberton)
Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual 2013:
Melhor Ator (Jesuíta Barbosa)

VEJAM TAMBÉM!
Biblioteca

"Manual do Arquiteto Descalço"
(técnico)
Johan Van Lengen
Discoteca

"Passa Raiar"
(álbum)
Bernardo John

Nenhum comentário:

Postar um comentário